A Boca seca (Hipossalivação ou Hipossialia) e a Xerostomia ocorrem frequentemente em idosos.

17 de Fevereiro de 2012

A Boca seca (Hipossalivação ou Hipossialia) e a Xerostomia ocorrem frequentemente em idosos.

A boca seca em idosos pode estar relacionada a uma doença sistêmica pré estabelecida ou ao uso prolongado de medicamentos que tem como efeito colateral a diminuição da produção salivar, levando à secura bucal

Boca Seca em IdososMuitos dos remédios utilizados pelos idosos podem causar a hipossalivação (ou hipossialia) como os antidepressivos, ansiolíticos, diuréticos, anti-hipertensivos, etc.. Em casos de doenças sistêmicas associadas ao uso destes medicamentos pode-se chegar até a uma total ausência da produção salivar, chamada de assialia.

Já a boca seca ocasionada pelo ronco, que é uma condição comum em idosos, é chamada de xerostomia, onde o ressecamento deve-se à respiração bucal noturna, podendo o fluxo salivar estar normal nestes casos.

O tratamento da boca seca deve sempre buscar restabelecer um fluxo salivar normal, quando possível, ou se não for viável devido ao uso de inúmeras medicações de uso contínuo, deve buscar a qualidade de vida do idoso, minimizando o desconforto que a hipossalivação provoca.

Compartilhe