As Funções da Saliva e as Consequências da Boca seca

04 de Setembro de 2018

As Funções da Saliva e as Consequências da Boca seca

Os problemas relacionados à boca seca têm relação direta com a saliva. A saliva tem funções essenciais para a saúde de nossa boca e de nosso corpo, protegendo a cavidade bucal, orofaringe e o epitélio do estômago e intestino.

Ela é considerada um dos fluidos mais importantes do corpo humano, pois tem participação ativa em inúmeras funções como na defesa do nosso organismo, na percepção do paladar, na capacidade de restabelecer o pH bucal e evitar doenças como a cárie, na lubrificação e manutenção dos tecidos moles e duros bucais, além de auxiliar na digestão, fonação e deglutição dos alimentos.

Entretanto, quando a boca fica seca e a saliva falta, surgem inúmeros problemas...

Conheça mais sobre Boca Seca.

As consequências da boca seca, decorrente da baixa produção de saliva, são inúmeras. A boca seca, também chamada de hipossalivação, pode causar o mau hálito (ou halitose), a dificuldade para se alimentar, engolir, mastigar ou até mesmo falar, causando a alteração de paladar, as doenças gengivais, cáries, úlceras e feridas bucais, além de sensações como a ardência, sensibilidade, dor e queimação na língua ou em outras regiões da cavidade bucal, aumentando a susceptibilidade da boca às infecções, prejudicando a digestão dos alimentos, entre diversos outros problemas.

A boca seca raramente afeta as crianças, podendo ocorrer em qualquer idade, sendo os idosos os mais afetados, principalmente pelo uso de medicações que têm como efeito colateral a diminuição da produção de saliva. No próximo artigo abordarei as causas da boca seca.

Compartilhe