Causas da Boca Seca

13 de Setembro de 2018

Causas da Boca Seca

Existem diversas causas para a boca seca, também chamada de hipossalivação. A principal e mais frequente causa são os efeitos colaterais de diversas medicações, tais como os antidepressivos, ansiolíticos, antialérgicos, anti-hipertensivos, diuréticos, sedativos, alguns relaxantes musculares e bronco-dilatadores e remédios para tratar a acne, epilepsia, obesidade, diarréia, náusea, desordens psicóticas, incontinência urinária e Mal de Parkinson, entre outras.

Outras causas para a boca seca são as alterações emocionais, especialmente as de longa duração, como o estresse excessivo, a ansiedade e a depressão. Ainda que as pesquisas não demonstrem de uma forma clara que essas alterações emocionais alterem a produção salivar, esse fato é constatado com frequência na prática clínica diária.

A boca seca também pode ser um efeito de inúmeras doenças como a Hipertensão arterial, o Diabetes e de doenças autoimunes como a Síndrome de Sjögren, Esclerodermia, Artrite reumatóide, Lupus eritematoso sistêmico e Esclerose múltipla.

Outras doenças que também podem causar a hipossalivação são a Tuberculose, Sarcoidose, Hepatite C, Fibrose cística, AIDS, Síndrome de Down, Paralisia de Bell, Amiloidose, Alcoolismo, Mal de Parkinson, Acidente vascular cerebral, Caxumba e o Mal de Alzheimer.

Finalmente, alguns tratamentos ou procedimentos médicos também podem causar a boca seca por afetar as glândulas salivares, tais como a quimioterapia e a radioterapia de cabeça e pescoço, utilizadas com frequência no tratamento de câncer.

No próximo artigo abordarei os principais tratamentos da boca seca, tanto para casos onde ainda exista uma função salivar preservada como em casos em que a produção salivar esteja muito comprometida. 

Compartilhe