Tratamento da boca seca – sialogogos gustatórios

05 de Outubro de 2018

Tratamento da boca seca – sialogogos gustatórios

Existem diferentes opções para o tratamento da boca seca, como os medicamentos, dispositivos, alimentos ou substâncias que aumentam a salivação, chamados sialogogos. Os sialogogos podem ser farmacológicos, que são medicações que aumentam a produção de saliva, mecânicos, que aumentam a salivação por meio de dispositivos de silicone para mascar e os sialogogos gustatórios ou gustativos, que aumentam a produção salivar por meio de ácidos alimentares de frutas, em baixas concentrações.

Sialogogos gustatórios ou gustativos

Para o tratamento da Boca seca foi desenvolvido o Halitus Hidrat Gotas, que é um sialogogo gustatório que estimula a produção salivar por meio de uma fórmula contendo baixas concentrações de ácido málico, extraído da maçã verde, e de ácido cítrico, extraídos do abacaxi, limão e laranja. Para o tratamento da boca seca o sialogogo gustatório deve ser utilizado até 6 vezes ao dia, respeitando um intervalo de 3 horas entre as reutilizações, especialmente nos casos em que a função das glândulas salivares ainda está total ou parcialmente preservada.

Com relação à durabilidade do Halitus Hidrat Gotas, como ele contém 60 ml e cada ml corresponde em média a 20 gotas, utilizando-se 4 gotas, cinco vezes ao dia, a dose de utilização diária será de 1 ml e a duração do frasco será de 2 meses.

O Halitus Hidrat Gotas foi desenvolvido para o tratamento da boca seca em 3 sabores agradáveis, pois muitas vezes os produtos com essa finalidade têm um gosto amargo. Esses sabores, de abacaxi, morango e laranja, atuam também como um leve estimulo à produção salivar.

Uma contraindicação importante dos sialogogos gustatórios no tratamento da boca seca é a sensibilidade às frutas citrícas, como o limão, laranja ou abacaxi. Se a pessoa tiver sensibilidade ao uso dessas frutas, é indicado escolher outras formas para estimular a produção salivar.

O modo de usar é por meio da aplicação de 4 gotas no centro da língua e a seguir manter a boca fechada, sem engolir por 1 minuto, para que ocorra a produção de saliva nesse período. Após 1 minuto, engolir a saliva. Para um maior conforto o Halitus Hidrat gotas pode ser usado associado ao Halitus Hidrat Spray, que hidrata e protege a mucosa bucal e para um melhor resultado no aumento na produção salivar, usar associado aos Sialogogos Mecânicos Halitus.

Para conhecer ou comprar o Halitus Hidrat Gotas, clique aqui.

Compartilhe